quarta-feira, 29 de agosto de 2012

(Ampliar) Presidente da Câmara de Arame fala das ações do Poder Legislativo Nascido em 29.10.1964, em Vitorino Freire – MA, João Ribeiro logo nos primórdios de sua infância deslocou-se com seus pais, para o até então distrito de Grajaú, Arame. Com 7 (sete) anos de idade, cursou o antigo primário e ginásio no município, onde seus familiares exerciam atividades comerciais, além de na lavoura e na pecuária, concentrarem suas rendas.

Um entre dez irmãos, João Ribeiro desde criança sempre teve apreço pelos estudos, nutrindo desde a tenra infância, o desejo, o sonho, o ideal de tornar-se no futuro um engenheiro civil. Tendo o estudo como o caminho a ser percorrido por todos, como a via mais significativa de crescimento e desenvolvimento pessoal, já no ano de 1981, o pequeno João desloca-se para o município de Pedreiras visando à continuidade dos estudos, fixando entre 1982 e 1983 em Imperatriz, onde concluiu na Escola Técnica Amaral Raposo, o Científico.

Em 1984, devido a problemas familiares (doença da matriarca da família), João Ribeiro retorna à sua cidade, Arame, onde já no ano de 1986 casa-se com Edna Rejane da Silva Ribeiro, iniciando um novo e intenso ciclo em sua vida. Pai de duas belas jovens, Apoena e Apoema da Silva Ribeiro, instruiu e educou suas filhas segundo os princípios que sempre cultivou no transcurso da sua vida, formando a primeira, e a segunda em vias de conclusão, ambas no ramo do Direito.

Sempre ligado ao mundo educacional, tornou-se professor, atividade que exerce há 27 anos, tendo segundo suas palavras “orgulho de ser um professor, ensinando às futuras gerações, o caminho do conhecimento, que de regra transformará a vida de todos”.

Tendo desde a sua juventude, a admiração e o respeito de todos pelo trabalho efetivado, exercendo diversas funções como: Diretor de Ensino na 1ª administração municipal do Arame; Chefe de gabinete na 2ª Administração; Diretor adjunto da Escola Estadual Felipe de Barros Lima; e diretor do Colégio Renato Nunes.

Desde o movimento de Emancipação do município de Arame, o jovem João Ribeiro cultivou uma participação ativa e próspera na política aramense. Sempre alicerçado pelos princípios que fundamentaram o seu caráter e sua personalidade, ingressou na vida pública, como representante direto do povo em 1996, exercendo seu 1º mandato como vereador por esta municipalidade.

Dono de uma simpatia, alimentando sempre quer seja a aliados ou a adversários políticos, um tom conciliatório em defesa do bem público e comum, o vereador João Ribeiro foi por outras 3 (três) vezes reeleito para a Câmara Municipal de Arame, obtendo uma crescente votação em todos os pleitos que participou: 1996 – 255 votos; 2000 – 325 votos; 2004 – 551 votos e 2008 – 844 votos.

Destacado pela seriedade, pelo zelo, e pela moralidade com a coisa pública, o vereador João Ribeiro foi eleito presidente da Câmara Municipal, empreendendo uma completa e profunda reforma e ampliação no prédio que abriga o Poder Legislativo do Arame, fato este, aliado com a coerência administrativa, tornou-se pela primeira vez na história no município, a reeleger-se presidente da Câmara, graças a uma reforma da Lei Orgânica do município, patrocinada pelos outros vereadores, em reconhecimento ao grande trabalho realizado por João Ribeiro à frente daquela “Casa de Leis”.

De forma simpática, amistosa, dono de um carisma excepcional, o presidente da Câmara Municipal de Arame, João Ribeiro, recebeu em seu gabinete à reportagem do Jornal do Maranhão, através de seu Editor chefe Isaías Neto, onde por quase duas horas, discorreram sobre diversos assuntos de interesse da comunidade do Arame.

Demonstrando conhecimento de causa, sobre os temas tratados, o vereador mostrou-se franco e direto nas respostas, discorrendo sobres uma variedade de temas, como: Postura Pública do legislador; Histórico político; Filosofia de trabalho, e fundamentos de comportamento parlamentar; Harmonia entre executivo e legislativo; Trabalho parceiro entre Câmara e prefeitura municipal; Avaliação da atual gestão do município; Potencial econômico e social do Arame; Conjuntura política; e capacidade de exercer o Poder Executivo.
Expomos a seguir os principais trechos desta histórica e importante entrevista:

Jornal do Maranhão (JM) - Como homem público, qual em sua opinião deva ser a postura de uma pessoa que busca através da política representar seus co cidadãos?

João Ribeiro – Os princípios básicos são a seriedade, o respeito à coisa pública e acima de tudo o zelo. A seriedade é imprescindível não só ao homem público, mais em tudo na vida que você deseje ter êxito é necessário que tenha transparência e moralidade.

Jornal do Maranhão (JM) – Nos conte um pouco da história do profissional, pai de família, do desenvolvimento pessoal de João Ribeiro?

João Ribeiro – Falar de mim é falar de alguém que teve uma origem humilde e simples. Somos uma família de 10 irmãos. Viemos como diversas outras famílias a se localizarem no Arame nos idos anos de 1971, quando criança, e como qualquer criança da época, estudava pela manhã e à tarde ia pra roça ajudar meu pai, naquele período eu já tinha a consciência que estudar era o caminho, era o rumo correto.
Tive no transcurso da vida, e quis Deus que assim o fosse, mudanças de foco, pois inicialmente desejava ser um engenheiro civil, mais por problemas de saúde na família, tive que retornar ao Arame, onde fui arrimo de família, com dignidade e orgulho, iniciei minha vida profissional como professor, constituindo posteriormente minha própria família, com minha esposa Edna Rejane, e minha duas filhas Apoena e Apoema.

Sempre gostei da participação do processo político, pois acredito ser ele um meio por onde podemos efetivar mudanças na qualidade e dignidade da vida das pessoas. Desde a emancipação do município do Arame, ingressei na vida política, nela permanecendo até hoje.

Jornal do Maranhão (JM) – Este prédio, este edifício, é a “Casa do Povo”, por 4 (quatro) mandatos seguidos, o senhor reside neste espaço, nos fale desta experiência?

João Ribeiro – Fui amadurecendo com o tempo. Procurei sempre moralizar, nunca participei de nenhum tipo de negociação duvidosa, de algo que desabonasse a minha conduta, respeitando sempre as pessoas que confiaram em mim. Pautei sempre a minha conduta na coerência, no que fossem importantes para ajudar os outros.

Jornal do Maranhão (JM) – Quais as atividades mais significativas, que esta “Casa de Leis” obteve durante sua gestão como presidente?

João Ribeiro – A pontualidade com os compromissos. Durante a nossa gestão, primamos em manter as responsabilidades financeiras do Poder Legislativo em dias, inclusive mantendo sempre em caixa, recursos para a melhoria do atendimento á população. Para tanto procuramos melhorar com a reforma do prédio, o ambiente a atender aos vereadores e toda a comunidade. E é esta nossa determinação, seriedade e transparência com a coisa pública. Destacando também a aprovação de importantes temas discutidos entre os parlamentares, e posteriormente aprovados, como: o Plano de Cargos, Carreiras e Salários dos professores da rede municipal de ensino; a aprovação do Plano Diretor do município e a regulamentação e o enquadramento dos agentes comunitários de saúde, como servidores municipais, estendendo a estes os mesmos direitos.

Jornal do Maranhão (JM) – Embora poderes independentes, o Sr. crê na necessidade de um trabalho conjunto entre executivo e legislativo?
João Ribeiro – A harmonia é importante e necessária. O diálogo e o respeito aos outros vereadores são peças importantes, nenhuma atitude é tomada por este Poder, sem que haja a discussão entre todos, independente, se são situação ou oposição. Exemplificando, quando da necessidade da adequação legal ao percentual máximo de gastos com pessoal, fixado em 70%, todos os vereadores após entendimentos, foram unânimes na própria redução de seus subsídios, visando a correta margem.

Jornal do Maranhão (JM) – Como está hoje a parceria entre a Câmara de Vereadores e a administração do prefeito João Menezes?

João Ribeiro – Avalio com proveitosa esta parceria, concebo qualitativamente o nível dos vereadores, quer sejam de situação ou oposicionista, como o mais elevado de todas as legislaturas que participei.

Jornal do Maranhão (JM) – Qual a sua avaliação como vereador e presidentes desta casa, da gestão do prefeito municipal?

João Ribeiro – Os indicativos, as conquistas por si só afirmam, O Arame tem melhorado consideravelmente. Na infra estrutura, as ruas centrais e periféricas da cidade eram todas no barro vermelho, hoje se encontram quase todas pavimentadas. No abastecimento de água, precisamos ainda melhorar, mais a quantidade e qualidade, tem sido importantíssimos para que o aramense tenha mais qualidade de vida. Temos hoje 3 (três) complexos esportivos que até então não tínhamos. Vários postos de saúde atendendo os Programas de Saúde da Família – PSF. Os professores detêm em questão salarial, o melhor e maior salário desta região, e ainda buscamos melhorar, valorizando ainda mais àqueles que são diretamente responsáveis pela educação de nossos filhos. A construção de mais de 100 (cem) salas de aula por parte da atual administração. A aquisição de ambulâncias. Quase todos os povoados do Arame detêm hoje água encanada.

Jornal do Maranhão (JM) – Como o Sr. Observa a cidade do Arame, considerando o seu potencial de crescimento e desenvolvimento econômico e social?

João Ribeiro – É visível pelos quatro cantos do município, o grau de desenvolvimento que nossa cidade tem alcançado. É grato e satisfatório observar, os filhos do Arame que foram estudar, retornando à sua casa, para exercerem suas atividades e habilidades profissionais, para os quais se formaram. O comércio crescente e pujante. A pecuária com suas 70 (setenta) mil cabeças de bovinos. Todos testificam que com um trabalho sério por parte dos poderes públicos, seja Legislativo ou Executivo, continuaremos neste caminho do crescimento econômico e social.

Jornal do Maranhão (JM) – Quais na sua visão são os grandes desafios ainda a serem enfrentados, visando à melhoria da qualidade de vida dos aramenses?

João Ribeiro – Vivemos ainda sérias necessidades no que concerne ao saneamento básico. A demanda acumulada no transcurso dos anos, não deu pra ser completamente assistida pela atual administração. Continuaremos incessantemente a tratar da questão do esgoto, e a conseqüente melhoria da qualidade de vida do nosso povo, como nossa mais primordial determinação na nossa vivência política.

Jornal do Maranhão (JM) – Com toda a sua experiência política e administrativa, acumulada nos transcurso destes anos, o Sr. se considera pronto para, dependendo obvio do contexto, a vir assumir a chefia do executivo?

João Ribeiro – Nós nunca estamos prontos, mais é inegável que temos certa experiência. Sou hoje um homem de 47 (quarenta e sete) anos, e já ocupei todos os cargos públicos de uma cidade do porte do Arame, temos já um leque de experiência no trato com a coisa pública. Agora é aguardar a vontade de Deus e que a oportunidade nos seja proporcionado.

Hoje, tenho a confiança no trabalho político realizado pelo prefeito João Menezes de Souza, e pelo contexto do grupo do qual eu faço parte, o nosso pré candidato a prefeito, é o atual vice prefeito Ludemir Lima Bonfim, tendo indiscutivelmente o nosso apoio. É nosso compromisso político.

Tendo um caráter definido, uma experiência pública expressa pelos cargos já ocupados, creiamos termos sim um preparo para assumirmos um poder executivo de uma cidade, obvio que não uma nos parâmetros e dimensões de São Paulo, mais uma nas proporções do nosso estado, temos sim condições, é aguardarmos o momento certo e a hora propícia.

Fonte: Jornal do Maranhã
 

quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Muitas pessoas acham que todos os politicos são corruptos...Eu penso de modo diferente, tem sim, corruptos mas sempre existe um ou dois que querem melhorar a vida de todos. Para votar na pessoa certa procure saber um pouco mais sobre o passado do seu candidato. Voto não tem preço, tem consequência!

terça-feira, 21 de agosto de 2012

Rua São José ...
Rua Barão de Grajaú e Rua do Campo ... Uma das ruas mais animadas de Arame-Ma

HISTORIA DO ARAME - MA




FUNDAÇÃO DE ARAME.

APÓS DOZE (12) ANOS DE SANTA LUZIA, FRANCISCO GUARIM TOMOU SUAS POSIÇÕES COMO COMERCIANTE E COMO AGRICULTOR E DENTRO DESSE PLANO CARISMÁTICO, RESOLVEU BUSCAR UM LOCAL ONDE ELE PUDESSE EXERCER TODA SUA CAPACIDADE DE GRANDE LIDER E CONHECEDOR DAS SELVAS MARANHENSE.
ASSIM ACONTECEU E FRANCISCO GUARIM. ADENTRA AS METAS E DESCOBRE O LUGAREJO ARAME EM MARÇO DE 1963.
SUA COMITIVA, OU SEJA, SEUS COMPANHEIROS, NÃO PASSAVAM DE DUAS PESSOAS, ALÉM DELE PRÓPRIO.
FRANCISCO GUARIM,
CUSTÓDIO GUARIM, SEU IRMÃO,
JOSÉ CARDOSO.
SUA CONDUÇÃO, ERA DE BASE DE ANIMAIS; CAVALOS E MULAS RESISTENTES QUE TRANSPORTAVAM AS MERCADORIAS E SERVIAM COMO SERVEM ATÉ HOJE, DE MEIO DE TRANSPORTE PARA O HOMEM DO CAMPO.
FRANCISCO GUARIM, FOI TAMBÉM UM PIONEIRO NO CONFRONTO COM OS ÍNDIOS E COM AS FERAS, QUE ATÉ ENTÃO ERAM OS VERDADEIROS NATIVOS DESSA ÁREA FLORESTAL. FRANCISCO GUARIM, FOI UM DOS PRIMEIROS A CHEGAR E PESQUISAR AS CONDIÇÕES DE VIDA, AS DIFICULDADES E OS PERIGOS QUE OFERECIA ESSE LONGO TRECHO TÃO DESABITADO E SEM DONO. DENTRE SUAS VIAGENS FRANCISCO GUARIM ALCANSOU UM OUTRO PEQUENINO E DISTANTE POVOADO; CHAMADO DE VARGEM LIMPA E SITUADO À MARGEM DO RIO GENTIL (ZUTÍUA). EM SEGUIDA RETORNOU COM SUA COMITIVA, PARA O PEQUENO LUGAREJO QUE NESSAS ALTURAS NÃO POSSUIA NOME ALGUM, NAQUELE PEQUENINO LUGAREJO, HOJE CHAMADO ARAME, FRANCISCO GUARIM ENCONTROU (02) MORADORES. AMBOS INSTALADOS TÔSCAMENTE EM BARRACAS CONSTRUIDAS DE MADEIRA E COBERTAS COM PALHAS DE ANAJÁ. DOS MORADORES AQUI ENCONTRADO FRANCISCO GUARIM COMPROU SUAS BARRACAS E LHES CONCEDEU A MORADA ATÉ QUE RETORNASSE AO LUGAREJO COM SUA FAMÍLIA.
FOI DESSA MANEIRA , QUE A HISTÓRIA DE ARAME COMEÇOU A TOMAR UM RUMO DETERMINADO.
ARAME SOBREVIVEU SOB CUSTÓDIA DE MÃOS ESTRANHAS E FOI CRESCENDO SEM NENHUMA PROTEÇÃO POLÍTICA E NA SUA PIA BASTIMAL RECEBEU O NOME DE ARAME.POSTERIORMENTE, O SEU POVO GUERREIRO CONDÍGNAMENTE REGISTROU-LHE POR

CIDADE DE ARAME
POR QUE O NOME ARAME?
O NOME ARAME FOI ESCOLHIDO DEVIDO A UMA CERCA DE ARAME QUE JÁ MUITO ANTIGA, FAZIA DIVISA ENTRE UMA PROPRIEDADE INEXISTENTE, DO SENHOR MUNDICO JORGE E AINDA EXISTENTE ALDEIA INDÍGENA DO TOARY, CUJOS OS MORADORES ENCONTRARAM  ALGUNS FIOS OU  PEDAÇOS DE ARAME, RESOLVERAM COM  MUITA CONVICÇÃO, ESCOLHER O VERDADEIRO NOME DE ARAME.

AS PRIMEIRAS ESTRADAS DE ARAME.
ARAME ERA UMA GRANDE EXTENSÃO DE TERRA E NÃO TINHA ESTRADAS PARA LUGAR NENHUM, GUARIM DEU INÍCIO A CONSTRUÇÃO DA PRIMEIRA ESTRADA CARROÇAL. PARA ISSO ACONTECERAM ALGUNS CONTATOS COM O PREFEITO DE AMARANTE-MA, NO SENTIDO DE NEGOCIAREM A CONSTRUÇÃO DESSA ESTRADA.COM A CONSTRUÇÃO DESSA ESTRADA, LIGANDO ARAME AO AMARANTE, O PROGRESSO COMERÇOU A CHEGAR AO ARAME.

A PRINCIPAL ECONOMIA DE ARAME.
NAQUELA ÉPOCA A PRINCIPAL ATIVIDADE, ECONÔMICA DE ARAME ERA A LAVOURA E A PRODUÇÃO DE DESTAQUE ERA O ARROZ, O MILHO, O FEIJÃO A MANDIOCA. DEPOIS FOI DESCOBERTO A FOLHA DE JABORANDI. ATUALMENTE PREVALECE A LAVOURA E O COMÉRCIO.

ADMINISTRADOR POPULAR
COM O CRESCIMENTO DO POVOADO, NECESSITAVA-SE DE ADMINISTRADOR, ENTÃO O POVO ESCOLHEU FRANCISCO GUARIM COMO SEU PRINCIPAL ADMINISTRADOR. DEPOIS DE SUA NOMEAÇÃO, O PRIMEIRO PASSO DE GUARIM, FOI TRAZER UM PADRE PARA CELEBRAR A PRIMEIRA MISSA DE ARAME, CELEBRADA PELO PADRE FREI LAURO, EM 01/11/1965.


ARAME TEVE VÁRIOS PREFEITOS, COMO MUNICÍPIO DE GRAJAÚ-MA DE SEU NASCIMENTO ATÉ SUA EMANCIPAÇÃO; TAIS COMO:
CARLOS NETO,
MECENAS PEREIRA FALCÃO,
LIVINODE SOUSA REZENDE,
ALFREDO ASSUNÇÃO FALCÃO,
JOSÉ MARTINS JORGE NETO,
MERCIEL LIMA DE ARRUDA.
 NO DIA 17 DE JANEIRO 1988 O POVO ARAMENSE RECEBEU SUA EMANCIPAÇÃO, OU SEJA, A SUA INDEPENDÊNCIA POLÍTICA.

POLÍTICA
O PRIMEIRO PREFEITO ELEITO DEPOIS DE SUA INDEPENDÊNCIA POLÍTICA FOI O Sr. NONATO DENTISTA, VENCEDOR DAS ELEIÇÕES DE 15 DE NOVEMBRO DE 1988; JUNTAMENTE COM 1ª CÂMARA MUNICIPAL; COMPOSTA POR ONZE (11) VEREADORES ESCOLHIDOS PELO POVO.QUE FORAM OS SEGUINTES: FRANCISCO MAGALHÃES, LOURIVAL COSTA, CÍCERO MATIAS, SEBASTIANA RODRIGUES, PEDRO DIAS, JOSÉ DO OLIVIO, RAIMUNDO ALFREDO, EZEQUIAS ALVES, JOSÉ CARLOS SOUSA, ANTERO RODRIGUES E RAIMUNDO CONRADO. O ATUAL PREFEITO É O Sr. Dr. JOÃO MENEZES. JUNTO COM TODA A CÂMARA MUNICIPAL, OU SEJA OS ATUAIS VEREADORES.
RELIGIÃO
ANTERIORMENTE EM ARAME EXISTIAM APENAS DUAS IGREJAS: A CATÓLICA E A EVANGÉLICA. HOJE EXISTEM VARIAS IGREJAS...E COMO CITEI ANTERIORMENTE A PRIMEIRA MISSA CELEBRADA EM ARAME FOI NO DIA 1º DE NOVEMBRO DE 1965, PELO PADRE FREI LAURO.

EDUCAÇÃO
O PRIMEIRO PROFESSOR QUE LECIONOU NO POVOADO FOI A PROFª ALZIRA MOREIRA; ESPOSA DE JOSÉ CONRADO.HOJE EXISTEM MUITOS PROFESSORES CAPACITADOS, E VARIAS ESCOLAS EM NOSSA CIDADE DE ARAME.
ESPORTES
O ESPORTE ARAMENSE TOMOU UM IMPULSO MAIOR E FICOU INSTITUIDO A “TAÇA CIDADE DE ARAME”UM TORNEIO DISPULTADO POR SEIS CLUBES LOCAIS. COMO FINALISTA DO TORNEIO FICARAMO AJÁX FUTEBOL CLUBE E O HAVAÍ ESPORTE CLUBE; QUE DISPULTARAM O TITULO MAXIMO, NO DIA 19 DE FEVEREIRO DE 1989, ESTÁDIO DO BRAGÃO, HOJE CONSIDERADO O PRINCIPAL ESTÁDIO DA CIDADE. HAVIA UM PUBLICO PRESENTE DE, ACIMA DE CINCO MIL TORCEDORES, DIVIDIDOS EM PROPORCIONALMENTE EM FAVOR DOS DOIS TIMES FINALISTAS.

“AQUI SE ENCERRA, UM POUCO DE TODOS OS ACONTECIMENTOS NA CIDADE DE ARAME DESDE SEU SURGIMENTO ATÉ OS DIAS DE HOJE...”